domingo, 3 de janeiro de 2010

GEOCACHING É UM DESPORTO?



Muita gente, incluindo os geocachers, tem dúvidas em classificar o geocaching. Existem várias interpretações: desporto, caça, jogo, actividade ou apenas uma razão para dar uns passeios. O certo é que o geocaching pode obrigar a um esforço físico significativo dependendo da localização da geocache escondida, podendo exigir equipamento especial (material técnico de escalada, por exemplo). Mesmo assim, não deixa de ser acessível a todos. As geocaches são classificadas de 1 a 5 consoante o seu nível de dificuldade (esforço total necessário para a encontrar) e igualmente de 1 a 5 consoante a complexidade do terreno e do acesso ao local específico. O grau de dificuldade varia grandemente, havendo desde caches escondidas em parques públicos, monumentos, cidades até altas montanhas, desertos e mesmo na Antárctida! Em Novembro de 2009 encontravam-se 948 950 caches activas em 221 países.(in Wikipédia)
Sem dúvida que é uma actividade que envolve diversas capacidades e envolventes de qualquer modalidade desportiva, não esquecendo outras competências (concentração, capacidade de resolução de enigmas, ...). O recurso ao GPS (quase obrigatório!) leva-nos a reflectir que se assemelha às diferentes variantes da Corrida de Orientação. Será que pode ser considerada um update à Corrida de Orientação acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar e sem horários?
Aqui está uma actividade que surge no século XXI e que ganha adeptos a bom ritmo todos os dias. Fica a questão: GEOCACHING É UM DESPORTO?
Para saber mais sobre Geocaching: www.geocaching.com

Sem comentários:

Enviar um comentário