domingo, 10 de janeiro de 2010

ABC de BRAGA!


Caros leitores,
Nas últimas semanas temos lido muito sobre o desenvolvimento desportivo nacional, causas e devidas consequências do "deficiente" investimento em infra-estruturas desportivas, mega-eventos desportivos, favorecimento de modalidades em detrimento de outras, etc. Na nossa opinião são como as mensagens de aconchego e afectividade que recebemos e oferecemos nesta época natalícia: "A época e as tradições repetem-se ano após ano, mas os votos de afabilidade renovam-se!". Infelizmente, o mesmo se passa com o desporto e respectivas políticas de desenvolvimento desportivo nacional: "Muda o ano no calendário, mas as medidas e decisões aplicadas renovam-se, tal como o discurso dos críticos." Conclusão: Não muda rigorosamente nada! 
Ora bem, já que o objectivo da Escola Desportiva é mostrar bons exemplos do desporto, apresentamos um exemplo da inexistência da tão importante - diria imprescindível -  formação de dirigentes, má gestão desportiva, etc. que levou quase, quase à extinção de um clube - por acaso referência nacional e internacional na modalidade: ABC de BRAGA (anteriormente ABC - Académico Basket Club).
Poderão consultar na webpage www.abcdebraga.com a história do clube, bem como o palmarés. É de facto incrível que mesmo em falência técnica, o ABC num período de 2 anos - em sufoco -  conseguiu manter a credibilidade, orgulho, cultura de campeão e conquista dos principais títulos nacionais da modalidade - nos vários escalões. Isto deve-se a quê ou a quem? Deve-se muito à cultura de formação que o clube mantém desde sempre. Ao orgulho e permanência activa dos ex-jogadores. Será que parte deste sucesso se deve à cultura aplicada em 1990 por Alexander Donner e seguida pelos internos do clube - p.e. Jorge Rito? (formação, cultura de campeão, modelo de jogo). Será um exemplo da cultura interna implícita, como se vive em Barcelona, mas em pequena escala? (Não esquecer que o Barcelona no Andebol é uma referência mundial).
Aqui está um excelente exemplo para muitas colectividades, o modo como o ABC e "amigos do ABC" deram a volta à crise interna no clube - mesmo  não sendo a modalidade rainha em Portugal, concretamente em Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário