quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MOTIVAÇÃO? O QUE É?

Após alguma leitura sobre o tema, no sentido de procurar o que é, do que se trata e como se pode definir, algo que tem vindo cada vez mais a fazer parte do vocabulário de todos nós, encontrei algo bastante interessante que gostaria de partilha com todos.
“O termo motivação faz parte da linguagem habitual dos psicólogos, professores e desportistas, entre outros (Piéron, Delfosse, Ledent e Cloes, 1997). Todavia, o termo motivação tem sido utilizado com significados distintos e, muitas vezes, contraditórios.
Na opinião de Arends (1995), a motivação é um conceito relativamente abstracto que não é fácil definir. Convém lembrar que a motivação não é uma variável observável, mas sim um construto hipotético, uma inferência que se realiza a partir das manifestações do comportamento dos indivíduos.
Fontaine (1988, 1990) refere que o conceito de motivação é multifacetado, abrangendo um conjunto vasto de factores bastante heterogéneos (o desejo de sucesso, o medo do fracasso, as aspirações, o conceito de si próprio, etc.). No entanto, a autora admite que existe um consenso em relação à definição geral do conceito.
Assim, no seu sentido mais lato, a motivação pode ser entendida como o processo que activa, direcciona e mantém o comportamento dos indivíduos (Beltrán, García-Alcañiz, Moraleda, Calleja e Santiuste, 1992; Carron, 1980; Cratty, 1984; Fontaine, 1988, 1990; Lee e Solmon, 1992; Rose, Parfitt e Williams, 2005; Wittrock 1986; Woolfolk, 2000). Esta definição tem o mérito de evidenciar as três dimensões que se atribuem à motivação: activação, direcção e persistência.” Paulo Pereira

1 comentário:

  1. A palavra Motivação deriva do latim "movere" que significa "mover". Actualmente a motivação surge em diversos níveis. No caso do Desporto é o que "faz mover" o atleta a atingir objectivos. Este "faz mover o atleta" o que é? Como referencia o post - e bem - a motivação não é uma variável observável. É um conjunto de factores que inclui o desejo do sucesso, etc.
    Sem dúvida que as três dimensões são válidas: Activa, direcciona e persiste o comportamento.
    O ciclo motivacional é isto mesmo: Existe ou é criada uma necessidade que provoca a acção do comportamento. É esse comportamento que "faz mover" o indíviduo, ou seja que o activa. Segue-se a resposta à necessidade: Como colmatar ou atingir essa carência/necessidade). Há que traçar um caminho. Há que direccionar o comportamento para o atingir. Certamente que a direcção certa para o sucesso não é atingida à primeira. Há a persistência que define e "relembra" sempre qual o objectivo final desde que a necessidade surge.
    Excelente tema "sócio". Muitas respostas no ar para uma simples palavra que se ouve constantemente...
    Será fácil motivar? Estamos motivados? Como nos motivamos?

    ResponderEliminar